Já passava da meia-noite, o garoto Kamino ainda estava dormindo depois de um extensivo treino de Ninjutsus com o seu sensei. Embora ele detestasse dormir por causa dos pesadelos freqüentes com a guerra que o atormentariam eternamente, ele adquirira o hábito de dormir cedo para acordar e começar os seus treinos antes da hora. Como seu próximo treino seria de Genjutsus, Kamino imaginou que teria de disciplinar sua mente ou qualquer coisa do gênero e que por isso precisava estar totalmente descansado e relaxado, ele estava redondamente enganado.
Yukito: Acorde Kamino! (sem resposta) Kamino, acorde! (ainda sem resposta) Hora do seu treino. (começa a cutucar, inutilmente) ACORDA LOGO!!!
Kamino: Ahhh! Ladrão!
Sem poder ver seu sensei por causa do escuro, Kamino coloca a mão na mesa de cabeceira, saca um spray de pimenta e dispara uma boa quantidade nos olhos de Yukito. Só depois é que ele percebe seu mentor correndo de um lado para o outro com as mãos nos olhos. Depois de uma tremenda confusão para socorrer o coitado que recebeu o jato de spray, todos os dois já estavam reunidos na sala de estar.
Kamino: Aí, foi mal pelo spray.
Yukito: Foi mal mesmo, tive que lavar meus olhos por meia-hora até parar de arder.
Kamino: Ninguém te pediu para me acordar a essa hora. A propósito, sabe que horas são?
Yukito: Sei, mas fui obrigado a fazer isso por causa do seu treino.
Kamino: Mas agora é hora de dormir. Não dá para fazer isso quando o sol nascer?
Yukito: Não, eu pensei no assunto e decidi que já que esse treino envolve a mente seria mais interessante se estivesse cansado.
Kamino: Você realmente não poupa esforços em extrair todo o meu potencial.
Yukito: Considere isso uma punição por ter me atacado com spray. Bem, no treino de hoje você deverá lutar normalmente comigo...
Kamino: Mas onde entram os Genjutsus?
Yukito: Deixe-me terminar. Você deverá lutar normalmente comigo e eu lançarei Genjutsus em você durante a luta. Você terá a opção de desfazer os Genjutsus que eu lançar, ou se quiser, pode lutar contra mim sem desfazer os Genjutsus, enquanto eles o afetam.
Kamino: Mestre, eu não sei desfazer uma ilusão e acho que lutar com um Genjutsu afetando sua mente é impossível.
Yukito: Nesse caso deixe-me ensiná-lo. Um Genjutsu afeta alguém por meio dos 5 sentidos, eles podem ser visuais, auditivos, dentre outros. Uma vez que ele afeta o alvo, a ilusão é transmitida para o cérebro através dos 5 sentidos, que acaba por crer que o Genjutsu é algo real. Para desfazê-lo é necessário interromper o fluxo de chakra na região afetada do cérebro por um tempo, e assim que ele parar quebre a posição dele redirecionando todo seu chakra de uma vez.
Kamino: Parece complicado.
Yukito: Exige certo controle de chakra, mas depois que você pega o jeito fica fácil. Porém, lembre-se que não conseguirá desfazer todos os Genjutsus com isso. Agora vamos para o jardim nos fundos que é onde nosso treino começa.
Muito cansado, Kamino não tinha certeza se conseguiria controlar seu chakra o suficiente para desfazer um Genjutsu. Seu sensei estava impondo um treino mais difícil que o outro, não é a toa que ele disse que essa era a arte ninja mais complicada. Achando que dessa vez iria acabar falhando, ele seguiu Yukito até o jardim onde ao seu sinal uma luta começaria. Pelo menos sabia o que fazer até ele resolver criar uma ilusão.
Yukito: Começou!
Kamino: O quê?
Por estar muito cansado, Kamino mal ouviu o sinal e foi pego desprevenido, algo que não aconteceria se estivesse descansado. A uma velocidade surpreendente Yukito se aproximou e começou a desferir uma seqüência de golpes em Kamino que recebeu todo o impacto dos golpes até conseguir usar o Kawarimi e escapar. Ele surge novamente para tentar atacar seu mestre de surpresa com um explosivo que ele havia transformado em kunai usando Henge, mas este o pressente e o prende com uma linha shinobi.
Estupefato Kamino viu a linha que o prendia engrossar e se transformar em uma cobra que o mordeu injetando-lhe veneno e deixando-o tonto, ele tenta interromper o fluxo de chakra no cérebro, mas estando cansado não conseguiu coisa alguma, logo iria desmaiar, mas não podia se entregar. Ele percebe que a cobra ilusória não havia imobilizado uma parte de seu braço e reunindo forças ele consegue mexê-lo e crava a kunai na perna numa tentativa de despertar.
Havia funcionado, a cobra voltou a ser linha e a tontura passou. Embora agora sentisse uma forte dor na perna, isso o havia despertado e não se sentia mais cansado. Já havia lido sobre os jutsus utilizados, com o Kokohi no Jutsu ele havia transformado a linha em cobra e com o Kori Shinchuu no Jutsu simulou a sensação de tonteira de um veneno. Ele fora criativo, mas transformar a linha em cobra com um Genjutsu na sua frente havia deixado óbvio que era tudo ilusão. Livre da aradilha mental Kamino corta a linha shinobi com a kunai e toma o pedaço cortado para si e o amarra a kunai.
Kamino: Henge no Jutsu!
Dessa vez a linha é que se transformou, em uma corda com uma kunai amarrada na ponta. Ele se levanta apesar da dor na perna e usa sua nova arma como um chicote, Yukito se desviava de todos os ataques e se aproximava, ao chegar muito perto ele tenta uma troca de ataques frontais.
Yukito tenta socá-lo, mas Kamino desvia e agarra seu braço, ele tenta arremessá-lo para trás, mas seu sensei cai de pé e dá uma rasteira em Kamino fazendo ele cair no chão. Yukito tenta pisotear sua barriga, mas Kamino rola para o lado, evita o golpe e também aplica uma raseteira em seu mestre, sua perna ferida ardeu porque a usou para o golpe, mas ignorando isso pula em cima de Yukito e o acerta na mão com a Kunai do chicote prendendo-a no chão. Era um Kage Bunshin, seu sensei de verdade estava logo atrás.
Ele o acerta com um chute e Kamino voa longe, de repente todo a arena saiu de foco e ele começou a ter visões que passavam por seus olhos contra a vontade. O fogo da batalha e a dor na perna haviam lhe tirado o sono que o atormentava no começo da batalha, dessa vez tinha certeza que conseguiria desfazer a ilusão. O Genjutsu lançado contra ele dessa vez estava mais forte e apesar da dor na perna dificultar a projeção da ilusão em sua mente não era forte o suficiente para desfazê-la, teria que fazer isso ele mesmo. Concentrando-se descobriu a parte do cérebro afetada pela ilusão e interrompeu o fluxo de chakra naquele ponto, a sensação foi a de um vazio na sua mente e de repente o Magen – Narakumi no Jutsu foi desfeito, novamente concentrando-se naquele ponto bombardeou-o com chakra recuperando a consciência. Yukito já se aproximava para lhe dar um Dynaic Kick, mas rapidamente e se concentrando para fazer os selos Kamino consegue evitar o golpe com um Kawarimi. Além de arrebentar o tronco o chute também acertou a parede e danificou a tubulação da casa.
Kamino: Perfeito, é a minha chance. Henge no Jutsu! Mizu Shuriken Bunshin no Jutsu!
Transformando a kunai em shuriken e criando clones, Kamino arremessa todos os projéteis na direção de Yukito que se desvia de todos, mas de repente a shuriken original se revela uma kunai, e depois um explosivo. Yukito escapa, mas com o braço danificado pela explosão.
Kamino: Estou prestes a vencer.
Yukito: Magen - Jigoku Kouka no Jutsu!
De repente o céu fica verelho e uma grande bola de fogo começa a cair na direção de Kamino. Ele tenta novamente bloquear o Genjutsu e consegue, mas não a tempo de sair ileso, seu corpo sofreu queimaduras idênticas as de Yukito.
Yukito: Acabou a luta, já é o suficiente!
Kamino: Pensei que não fosse real.
Yukito: E não é, mas alguns Genjutsus são tão poderosos que seu corpo é afetado como se fosse realidade, são os chamados Genjutsus Ativos. No início eu só usei Genjutsus Passivos, que não provocam dano ao corpo, mas queria te dar o exemplo do que uma ilusão poderosa pode fazer. Essas podem matar, mas se você chegasse próximo da morte eu mesmo interromperia a ilusão.
Kamino: Como é que se livrou das queimaduras? Eu vi você ferido.
Yukito: Eu sou muito eficiente em jutsus medicinais, que também usarei nas suas queimaduras porque não quero que fique com cicatrizes.
Kamino: Pode me ensinar?
Yukito: Um dia te ensino, mas no momento não está pronto para os jutsus médicos. O que importa é que agora que já foi treinado nas 3 artes ninjas eu o libero para se inscrever em missões, vou falar com o Tsuchikage que eu o liberei e que está pronto para seu primeiro dia de trabalho.
Kamino: Demais! Finalmente minha primeira missão!
Yukito: E é por isso que agora você vai voltar para a cama.
Kamino: Quê?
Yukito: Não fará missão alguma hoje, só amanhã. Você não dormiu, está lembrado?
Kamino: Ah, é claro! Tinha me esquecido.
Yukito: Ótimo agora vai para a cama que vou te curar, tenho que marcar uma audiência com o Tsuchikage.