Durban (Kirigakure)
O dia mais esperado de todo o Outono chegou, o Halloween, uma das maiores tradições de Kirigakure.
Durante o dia, todos os habitantes de Kiri preparam a grande noite. Apenas as missões de extrema importância são feitas nesse dia porque são necessários vários ninjas para preparar a cerimónia.
Regra geral, os gennins tratam dos decorativos que são colocados nas ruas, desde das abóboras até às grandes telas que são pintadas acerca deste evento. Os chunnins têm a tarefa de colocar toda a iluminação, tanto luzes como velas e também têm que criar uma atmosfera agradável no cemitério mas que ao mesmo tempo seja assustadora. A função dos Jounnins neste dia é a segurança da aldeia, eles controlam todas as operações de entrada e saída de pessoas e estão reforçando o escritório e a casa do Mizukage.
As pessoas que não são ninjas preocupam-se em decorar a sua casa da maneira a que esta esteja o melhor possível com vista a ganharem o prémio "Casa mais original de Halloween". Algumas mulheres da cidade, principalmente as que se dedicam ao comércio, aproveitam para fazer mascaras e fatos para as crianças usarem nesse dia. Depois de estarem mascaradas as crianças andam de casa em casa e vão sendo recompensadas por parte dos moradores.
O ponto alto da noite é quando se sabe o vencedor dos prémios "Casa mais original de Halloween" e "Mascarado mais original" em que praticamente todos os habitantes se reúnem no cemitério. Estes prémios são anunciados pelo próprio Mizukage que depois disso faz um discurso. Este ano vai ser a comemoração do 50º ano de Halloween que coincide com o 10º ano de poder do actual Mizukage, isso leva a que as pessoas considerem que este ano vai ser o maior Halloween de sempre.
O porquê de se festejar este dia em Kirigakure é muito simples. Existe uma lenda que diz que há 50 anos houve o único dia em que Kiri não foi coberta pela sua Névoa intensa e com esse dia, chegou um ser que se parecia tanto com o Homem como com um monstro, dizendo que era ninja e roubou várias casa durante a noite e desapareceu.
No dia seguinte, tudo voltou ao normal, parecia que não tinha existido assalto porque os objectos roubados estavam novamente em casa. Nunca ninguém soube explicar esse enigma e a partir daí começou-se a festejar esse dia como sendo o Halloween.
Muitas das crianças tentam mascarar-se como esse ser enigmático apoiando-se nas descrições que as pessoas mais velhas contam ou com outros vilões conhecido da cidade como Zabuza e Kisame.