Genjutsu Kai (Libertação de Genjutsu)
Rank: E
Descrição: Com um funcionamente oposto de um Genjutsu, o ninja para o seu fluxo de chakra e depois liberta-o rapidamente, interrompendo o fluxo de chakra do oponente, terminando genjutsus colocados em si. Apenas funciona se tiver mais experiencia ou um grande controlo de chakra, em comparação com o seu oponente.
Shunshin no Jutsu (Técnica do Movimento Rápido do Corpo)
Rank: E
Descrição: O ninja utiliza a sua velocidade desaparecendo num local, aparecendo de seguida noutro. Pode ser usado para se esquivar de ataques, ou para atacar o seu oponente pelas costas. O ninja pode desaparecer numa nuvem de fumo.
Kawarimi no Jutsu (Técnica da Substituição do Corpo)
Rank: E
Descrição: Um jutsu simples no qual o ninja troca o seu corpo por um pedaço de madeira, ou outro objecto que esteja perto (lama, pedra, um animal, etc…), evitando assim um golpe, enganando o adversário, ganhando tempo para um contra-ataque. Normalmente coloca-se no objecto o Henge no Jutsu para dar a ilusão de que o ataque do oponente resultou. Podem-se colocar selos explosivos, criando assim um contra-ataque mais rápido.
Kakuremino no Jutsu (Técnica do Manto da Invisibilidade)
Rank: E
Descrição: Usando esta técnica o ninja cobre-se com um manto ou uma peça de roupa e mistura-se com um objecto, ficando “invisivel”.
Nawanuke no Jutsu (Técnica da Escapatória)
Rank: E
Descrição: Um jutsu básico ensinado na Academia Ninja, que permite o ninja conseguir escapar e desamarrar-se de cordas que o estejam a prender.
Henge no Jutsu (Técnica da Transformação)
Rank: E
Descrição: Este jutsu permite que o ninja se transforme noutra pessoa, animal ou objecto, tomando a sua aparencia e voz. Este é um jutsu básico aprendido na Academia Ninja, mas é um dos mais complicados de aprender, visto que requer uma constante emissão de chakra enquanto mantêm a forma. Este jutsu causa grande fatiga mental a ninjas sem experiência.
Kinobiri no Jutsu
Rank: E
Descrição: Concentrando chakra na sola dos sapatos (ou nas mãos caso necessário) o ninja consegue andar verticalmente sobre paredes ou caminhar sobre tectos como se nada acontecesse. É preciso atenção pois chakra a mais ou a menos podem ter consequências menos boas, neste caso cair.
Mizu no Kinobiri no Jutsu
Rank: D
Descrição: Concentrando chakra na sola dos sapatos (ou nas mãos caso necessário) o ninja consegue caminhar sobre a água e outros liquidos, sem se molhar ou cair. É preciso manter um perfeito controlo de chakra para que o ninja não afunde rapidamente. É tambem possivel deslizar na água, como se tivesse a andar sobre um skate.
Shuriken Kage Bunshin no Jutsu (Clones de Sombra de Shurikens)
Rank: C
Descrição: Usando esta técnica o ninja cria dezenas de clones de sombras de shurikens. O ninja atira um único shuriken e multiplica-o, enviando assim simultaneamente dezenas de shurikens, não dando muitas hipoteses ao seu oponente de conseguir fugir ou defender-se. Estes shurikens podem ser destruidos com um golpe forte.
Hitoshirenu Wana (Armadilha de Terra)
Rank: C
Descrição: O ninja coloca um selo especial num determinado local. Quando alguem passa por esse selo, activa-o, e um pilar de terra surge, empurrando o invasor para longe. Poderá ferir ligeiramente o invasor. Poderão ser colocadas diversas armadilhas.
::Suiton::
Mizu Nensui
Rank: D
Descrição: Este jutsu consiste na criação de uma esfera de água em torno dos braços e pernas do utilizador. Essa água é pegajosa e serve para parar projéteis e armas de acertá-lo. Reduz danos de taijutsus e de armas.
Kirigakure no Jutsu (Técnica da Nevoa Escondida)
Rank: D
Descrição: Este jutsu envolve a area em redor do ninja num nevoeiro denso, reduzindo a visibilidade. Quanta mais água ou humidade tiver a area, mais denso será o nevoeiro. A densidade é controlada pelo ninja, podendo ficar tão denso que nem o próprio ninja consegue ver. Apesar de não conseguir enganar Doujutsus como o Byukugan é especialmente eficaz contra Doujutsus como o Sharingan. Devido ao nevoeiro ter sido criado por chakra, o Sharingan não irá conseguir distinguir o chakra do nevoeiro do chakra do ninja.
Mizu Bunshin no Jutsu (Técnica do Clone de Água)
Rank: C
Descrição: Uma técnica que permite ao ninja criar clones de água feitos completamente á base de água, mas que possuem apenas 10% do poder original. Estes clones não se podem distanciar muitos do ninja, mas conseguem usar qualquer técnica que o ninja conheça. Dentro ou perto de água, o poder do clone aumenta consideravelmente. Depois de atingido o clone desfaz-se em água.
Suirō no Jutsu (Técnica da Prisão de Água)
Rank: C
Descrição: Este jutsu captura a vitima numa esfera de água. Esta esfera possuindo uma resistencia maior que o aço, sendo praticamente impossivel fugir depois de capturado. A técnica possui algumas desvantagens. É necessário manter um braço sempre em contacto com a prisão, embora possam ser usado clones, desde que sejam estes a criar o jutsu. Outra desvantagem é a necessidade de uma grande superficie de água para realizar este jutsu. O ninja consegue controlar o jutsu, conseguindo afogar quem se encontra no seu interior, quando possui mais experiencia com este jutsu. Apesar de ser praticamente impossivel de fugir, consegues fugir, ao quebrar a ligação de chakra entre a prisão e o ninja.
Suiton: Kokū no Jutsu ( Técnica da Chuva Negra)
Rank: C
Descrição: O Ninja expele um nevoeiro negro inflamavel, que rapidamente ascende formando uma pequena nuvem. O ninja consegue então controlar essa pequena nuvem, e coloca-la por cima do seu alvo, dispersando-a de seguida, criando uma rapida chuva negra. Esta chuva é um oleo inflamavel que quando usado um jutsu Katon arde rapidamente.
Suiton: Teppōdama ( Bala de Água)
Rank: C
Descrição: O Ninja armazena grandes quantidades de água na sua boca e depois dispara entre uma a três balas de água na direcção do seu alvo. Estas balas são fortes o suficiente para projectar inimigos surprendidos.
Suiton: Mizurappa (Onda Violenta de Água)
Rank: C
Descrição: Usando esta técnica é possivel expelir um grande fluxo de água que consegue empurrar o seu alvo. O ninja consegue controlar a força da água controlando o seu chakra.
Suiton: Suiben (Chicote de Água)
Rank: C
Descrição: O Ninja cria um chicote feito de água, e usa-o para prender o seu oponente. O ninja pode tambem passar uma corrente electrica atravez deste chicote, chocando quem estiver preso.
::Genjutsus::
Magen: Narakumi no Jutsu (Ilusão Demoniaca: Visão do Inferno)
Rank: D
Descrição: Esta técnica causa o alvo a ter visões horripilantes. Primeiro, um circulo imaginário de folhas irá rodopear em torno do alvo, caindo pouco tempo depois. Depois de um curto periodo de tempo a ilusão irá começar. Isto torna a ilusão mais convincente, visto que levará ao ninja uma sensação de “falsa segurança” pois nada aconteceu. Iniciada a ilusão o oponente irá ver amigos ou familiares seus, ou outras visões horriveis, bastante feridos, á beira da morte, numa visão macabra e sadica. Poderá ser o suficiente para transtornar alguem.
Kori Shinchū no Jutsu (Técnica Ardilosa que Afecta a Mente)
Rank: C
Descrição: Este jutsu coloca o inimigo a andar em circulos, durante horas, fazendo com que este pense que esta a caminhar para o local correcto. O ninja fica cansado eventualmente ao caminhar durante horas o mesmo percurso vezes e vezes sem conta.
Shikumi no Jutsu (Visão da Morte)
Rank: C
Descrição: O ninja usa a sua intenção assassina no oponente, criando intensas visões da sua morte, o que causa medo e até pode colocar o seu oponente paralisado.
Genjutsu Shibari (Aprisionamento por Genjutsu)
Rank: B
Descrição: Como o nome sugere o ninja consegue prender o seu adversário num genjutsu, restringindo os seus movimentos. Um ninja mais eximio consegue prender vários inimigos em simultaneo, permitindo assim que o ninja ou um aliado ataquem as vitimas.
Raigen Raikōchū (Flash de Luz)
Rank: B
Descrição: Este genjutsu prende o oponente numa luz extremamente brilhante que emana do corpo do ninja. Um genjutsu secundário pode ser usado a seguir a este genjutsu, confundindo o oponente.